Certa vez ouvi o pr. Bené Gomes ministrando; ele dizia que o “tripé” do músico e adorador deve ser: Unção, caráter e técnica. São três bases que dão o sustento para que façamos com excelência aquilo que é nosso encargo ministerial. Por agora, vou falar da Unção:
A Unção é a habilidade, a capacitação de Deus para determinada tarefa. Também significa a consagração ou separação de algo ou alguém.
UNÇÃO NO A.T:
UNÇÃO COMO CONSAGRAÇÃO DE PESSOAS E/OU OBJETOS NO AT:
Temos o exemplo do Rei Davi, no Antigo Testamento, que foi ungido por Samuel no meio de seus irmãos:
“Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá”. 1 Samuel 16:13
Temos também o exemplo de Moisés, que consagrou todos os utensílios do tabernáculo:
“Então, Moisés tomou o óleo da unção, e ungiu o tabernáculo e tudo o que havia nele, e o consagrou”; Levítico 8:10
A UNÇÃO COMO CAPACITAÇÃO PARA CURAR E LIBERTAR NO AT
Jesus cita esse texto de Isaías dentro da sinagoga dos judeus, referindo-se ao texto com uma profecia sobre Ele mesmo:
“O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas- novas aos quebrantados, enviou- me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados”; Isaías 61
“E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção”. Isaías 10:27-28
UNÇÃO NO N.T:
No Novo Testamento não temos encontramos referências de consagração de objetos, porém permanece o sentido de que a unção é a capacitação de Deus para algo.
Em Marcos 6:13, vemos a profecia de Isaías 61 que se cumpriu sobre Jesus e que se estende a todos os que crêem, isto é, seus discípulos:
“expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo- os com óleo”. Marcos 6:13
A unção com óleo se relaciona diretamente à cura também na história do Bom Samaritano (note que em nenhum momento Jesus diz ser uma parábola):
“E, chegando- se, pensou- lhe os ferimentos, aplicando- lhes óleo e vinho; e, colocando- o sobre o seu próprio animal, levou- o para uma hospedaria e tratou dele” Lucas 10:34
Em Tiago 5:14 temos a nossa maior base bíblica sobre a unção com óleo sobre o enfermo:
“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo- o com óleo, em nome do Senhor”.
Embora o exemplo abaixo seja literal, ou seja, aconteceu realmente, temos esse belo texto da unção relacionada à uma expressão de adoração. Embora não tenhamos a presença física do Senhor aqui, isto é, em carne, podemos “ungí-lo” através nosso quebrantamento e adoração em Sua presença! Aqui Jesus diz ao religioso o que aquela mulher estava fazendo, e que ele não fez em momento algum:
Lucas 7:46
“Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés”…
No livro de Hebreus temos também essa linda expressão:
Hebreus 1:9
“Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros”.
E por último, a unção do Espírito que traz conhecimento.
1 João 2:20
“E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento”.
1 João 2:27
“Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou”.
Você tem a unção! Isso é tremendo! Que essa unção em sua vida possa quebrar o jugo de muitas vidas, libertar e curar. Que através de sua adoração, sua unção possa fluir trazendo cura, libertação, alegria e, acima de tudo, possa ser um bálsamo derramado aos pés de Jesus!
Vinícius de Oliveira